Resquício sobre politicagem..

quinta-feira, 15 de outubro de 2015


Os gregos chamavam de idiota (Id = próprio/identidade) aqueles que se limitava a si mesmo, que não participava de uma vida pública, esse termo se destinava a pessoa que se conformava dentro dela mesma, isto é, a vida é cada por si e Deus por todos.
Politica, também, advém do grego, que deriva do termo Pólis, que pode ser traduzida por cidade-estado (comunidade), ou seja, política é o instrumento para estruturar a vida em sociedade/coletividade. Com isso, desdenho aqui todo argumento que apoia uma sociedade sem fazer política. Pois, para ser possivel uma sociedade necessita-se de Política. A possibilidade de construir criticas não é da Política, e sim, do modo como se faz. Logo, política é para aquele que participa da vida em comunidade.
É um pouco tolo dizer que dizer que não se mete em política. Pois, quem assim o faz, já se meteu. Há uma frase antiga que consigna que "os ausentes nunca tem razão". Colocar-se como neutro é condicionar-se ao lado de quem está vencendo. Por isso, dizer eu não participo é uma forma de participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Examinai tudo. Retende o que é bom.”
- I Tessalonicenses, 5:21 -

O Senhor e Rei eterno
 

Browse

Total de visualizações de página