Céu??

domingo, 22 de novembro de 2009
Conta-se a história de um homem que morreu. Chegou a um certo lugar e ficou observando o movimento. As coisas pareciam bem interessantes ali. Sentiu-se à vontade para se aproximar de um grupo e perguntou onde poderia conseguir uma bebida gelada."Aqui não tem bebida", responderam. Passou um anjo no meio de um monte de gente vestida de branco, e ele aproveitou para pedir uma taça de vinho. "Vinho?, aqui não tem vinho!" , foi a resposta. Então, o anjo seguiu o seu caminho naquele ambiente translúcido, embalado por cânticos melodiosos.
Mais a frente encontrou três sujeitos vestidos de branco, que estavam no intervalo da cantoria. "Que tal uma partidinha de biriba?. Eles se olharam com estranheza e disseram que lá não se jogava biriba. Inconformado, perguntou,"só falta dizer que ninguem aqui bate uma bolinha..." bINGO, quer dizer, sem bingo também - ali ninguem jogava bola nem brincava de gude. Ele ficou olhando em volta, para toda aquela coisa branca e eteréa, aquela musiquinha ambiente, e ficou pensando que o céu deveria ser um lugar cheio de coisas legais para se fazer. Esse negocio de voar e ficar cantando não estava com nada. "Mas que raio de céu é esse? Não tem nada pra fazer!!". Foi quando avisaram que ali era o inferno. oO

Estar vivo é a capacidade de fazer as coisas que os vivos fazem!

Harold Kushner

PRESENÇA DA RELIGIÃO EM TODA A CULTURA HUMANA

sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Não há registro em qualquer estudo por parte da História, Antropologia, Sociologia ou qualquer outra "ciência" social, de um grupamento humano em qualquer época que não tenha professado algum tipo de crença religiosa. As religiões são então um fenômeno inerente a cultura humana, assim como as artes e técnicas.

Grande parte de todos os movimentos humanos significativos tiveram a religião como impulsor, diversas guerras, geralmente as mais terríveis, tiveram legitimação religiosa, estruturas sociais foram definidas com base em religiões e grande parte do conhecimento científico, "filosófico" e artístico tiveram como vetores os grupos religiosos, que durante a maior parte da história da humanidade estiveram vinculados ao poder político e social.

Hoje em dia, apesar de todo o avanço científico, o fenômeno religioso sobrevive e cresce, desafiando previsões que anteveram seu fim. A grande maioria da humanidade professa alguma crença religiosa direta ou indiretamente e a Religião continua a promover diversos movimentos humanos, e mantendo estatutos políticos e sociais.

Tal como a Ciência, a Arte e a Filosofia, a Religião é parte integrante e inseparável da cultura humana, é muito provavelmente sempre continuará sendo.

Dúvida!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o conceito de dúvida é: Não estar convencido de/ Temer, recear/ Questionar.

Amados, partimos de uma ótica cristã em relação a dúvida sobre o conhecer totalmente a Deus, e percebi que a algo para se pensar.
É corriqueiro o pensamento daqueles que se tornam crentes em Cristo Jesus buscar ter um conhecimento completo, sobre Deus, onde haja todas as respostas para quaisquer pergunta, um exemplo que evidencia isto é quando nascem questionamentos sobre a vida, os primeiros a se manifestarem para buscar respostas são os cristãos, não percebendo o perigo de dar respostas equivocadas, imediatas e até mesmo sem sentido (não estou discordando de buscar uma resposta sobre algo, mas alerto para que haja cuidado, porém atento também que há coisas que não existem respostas.). A própria religião em geral tem se tornado um sistema que tem buscado dar sentidos as coisas e dar uma resposta para tudo. Com isso, é visto certa obrigação para aqueles que são cristãos(principalmente) conhecer totalmente o seu Deus, para obtiverem todas as respostas. Concluo que um conhecimento "absoluto" ou completo em relação a Deus é impossível, ou seja, sempre existirá algo sobre Deus que será indefinido. Logo, sempre surgirão dúvidas sobre o Divino e sobre sua criação. "Os franceses dizem que um Deus definido é um deus finito" (...) A psicologia diz que é impossível adorar aquilo que é completamente apreendido, ou seja, se conhecêssemos a Deus teríamos uma certa dificuldade para adorá-lo(segundo a psicologia). Enfim a preocupação primeira é reconhecer que nós não conhecemos tudo sobre Deus, ao mesmo tempo, buscar verificar que nosso conhecimento sobre Deus é verdadeiro, não conhecemos toda a verdade, mas conhecemos A VERDADE. É melhor ter dúvida do que ficar embasado numa "verdade" equivocada.

Amados, se existem opiniões discordando com o que foi exposto, peço que comente fundamentando-a. Comentem discordando ou concordando... Se possível...



Rafael de Q. Torres

TeoAntrapologia

terça-feira, 10 de novembro de 2009
O titulo deste blog se dá pelo conceito que: Todo estudo sobre Deus sem o homem é incompleto, assim como, também não é possível estudar o homem sem falar de Deus. Por isso ao invés de ser chamado de Teologia, eu a chamo de Teoantropologia.
"Examinai tudo. Retende o que é bom.”
- I Tessalonicenses, 5:21 -

O Senhor e Rei eterno
 

Browse

Total de visualizações de página