Umas palavrinhas do mestre...

terça-feira, 13 de agosto de 2013
Numa concepção de fé desprovida de dogmas religiosos, o escritor Rubem Alves, 70 anos, usa metáforas para opinar sobre o tema tão controverso.
A priori, se você me perguntar quem ele é, vou deixar que o mesmo responda...

Painel - Quem é Rubem Alves?
Rubem Alves - Eu sou diferente em cada momento. A minha alma é uma viajante do mundo. Vou fotografando o mundo e me divertindo com as coisas que acontecem. Acho que foi o escritor Fernando Pessoa que disse uma vez que a vida é uma grande feira com mágicos, trapezistas e artistas...uma grande confusão. Não tem jeito de dizer quem eu sou. Não sei e ninguém sabe.

Painel - Qual seria a sua reposta se uma criança de dez anos de idade lhe perguntasse o que é fé?
Rubem Alves - Usaria uma metáfora poética para dizer o que é fé. Fé é aquilo que uma pessoa que voa de asa delta tem de ter no momento de se lançar no espaço vazio. Não é acreditar em seres do outro mundo, anjos, céu, inferno e nem mesmo Deus. Fé é uma atitude perante a vida, intraduzível em palavras. Sobre essa confiança nos lançamos sobre as incertezas. A fé só existe diante do abismo das incertezas. Quem tem certezas não precisa ter fé. É fanático, capaz de matar os que pensam diferente. Quantas pessoas foram mortas em fogueiras e guerras simplesmente porque não tinham as mesmas idéias da religião dominante? Fico perplexo ao ver pessoas que têm certezas. Quem tem certezas é um idiota.

Painel - Se ter fé não é acreditar em seres do outro mundo, então quem é Deus?
Rubem Alves - Não sei. Diria que todas as coisas do universo são fragmentos dele. Ter uma definição de Deus implica aprisioná-lo na gaiola dos seus conceitos. Um Deus que pode ser pensado não pode ser Deus. Isso significa que ele é menor que meu pensamento. Ele é um grande mistério. É apenas imaginação, poesia. Vamos entender Deus como um sagrado. Todas as vezes que eu lido com a beleza e a bondade estou lidando com o sagrado. Dizer que Deus é um espírito imutável, símbolo de poder, de sabedoria, santidade suprema, falar que Ele é a verdade, é onipresente, blá blá blá ...é tudo abobrinha de filósofo. Significa nada. É um conceito que pode ser escrito num livro, mas que nada tem a ver com a experiência das pessoas.

Painel - Hoje, como é possível exercer a fé no dia-a-dia?
Rubem Alves - Mesmo que tudo indique que a bondade vai para o buraco com os Bush's, os Sadam's e os juízes corruptos da vida, por puro amor, eu digo que vou tentar viver a bondade no cotidiano. Se você for viver a bondade por que Deus manda, não vale um tostão furado. Amar o próximo por que Deus quer não é amar o próximo. Eu amo o próximo porque eu o amo e não por que Deus manda.

Painel - Como a Ciência pode discutir a fé?
Rubem Alves - Vou fazer uma tradução da sua pergunta: é possível tratar cientificamente a poesia? Não. Ciência e poesia se referem a níveis distintos da experiência humana. Não há conflito entre eles porque a Ciência tem a ver com fatos e a fé com sentimentos. Os conflitos aparecem quando as pessoas religiosas pensam que os textos sagrados são científicos, declarações de fatos realmente acontecidos. O nascimento virginal é fato ou é poesia? Se é fato, está perdido no passado. Se é poesia é eternamente válido para todos.

Painel - Na outra 'ponta' da religião, quais motivos levam um fanático a se submete a sacrifícios para pagar uma promessa?
Rubem Alves - Primeiro, porque para ele Deus é um milagreiro, que propriamente manipulado, faz a vontade dos homens. Segundo, porque ele acredita que Deus é um sádico que se compra vendo os seres humanos sofrerem. Assim, sofre para que Deus fique contente e realize o milagre que ele quer. Dostoiévski uma vez afirmou que os homens procuram é o milagre, e não Deus.

Painel - O que o senhor acredita que vai lhe acontecer um minuto após sua morte?
Rubem Alves - Sobre isso tenho certeza absoluta: vou estar morto, mortíssimo! E os que ficarem vão tomar as providências para a cremação (risos).

Painel - Isso que dizer que o espírito também acaba com a morte?
Rubem Alves - Essa é uma pergunta impossível de ser respondida. Uma coisa é esperar que de alguma maneira eu possa voltar, e eu não tenho o menor interesse nisso. Eu gosto é desse mundo e quero voltar para a minha infância. Agora, aqueles que têm certeza que vão pro céu pra mim são uns idiotas completos. Como é que você vai ter certeza de uma coisa absolutamente misteriosa? Estarei morto...pode ser que eu fique morto, não sei. Mas, se ficar, darei a minha vida como muito bem vivida. Não preciso viver eternamente.

Painel - O senhor gostaria de ir para céu?
Rubem Alves - Não quero ir para o céu. E nem a escritora Cecília Meirelles queria. Sou um ser desse mundo. Quero o cheiro do capim gordura, os pores-do-sol, o prazer do abraço e a delícia do banho de cachoeira...

Painel - E para o inferno, isto é, se ele existir?
Rubem Alves - Eu não sei quem inventou esta idéia que Deus faria uma câmara de tortura para botar seus desafetos por toda a eternidade. Esse Deus não mereceria meu menor respeito. Não o amaria. Eu que sou humano não teria coragem de fazer isso com meus desafetos. Pode ser que eu até os pusesse por seis meses num lugar de sofrimento, mas a eternidade não! (risos). Para protestantes e católicos, basta não acreditar em Cristo que você já vai para o inferno. Deus me livre! Que coisa horrorosa! Sei lá quem é Deus, mas uma coisa eu sei: ele não é vingativo. O meu Deus não tem inferno para ninguém porque ele é o símbolo da bondade.

Painel - Se o inferno não existe, então por que as pessoas ainda acreditam no Demônio?
Rubem Alves - Tenho uma teoria pessoal sobre o ser humano. Ela diz que o corpo é um albergue no qual moram muitas versões diferentes de mim mesmo. Então tem o Rubem Alves filósofo, o poeta, o pai, o jardineiro, o cafajeste e até o Rubem Hulk. Cada um está no seu quarto sob controle. De repente, dá um piripaque e sai o Hulk lá de dentro. Solto, ele faz aquele estrago. Aí é a vez do adminstrador do albergue ter aquela trabalheria de catar os cacos, colocar as coisas em ordem e pedir desculpas. Há dentro de nós versões, vamos dizer, demoníacas de nós mesmos. Partes de nós são capazes de nos destruir. A isso eu daria o nome de Demônio. A proporção é que varia. Tem pessoas em que ele toma conta de quase todos os quartos. Acreditar no Demônio é muito conveniente, pois botam a culpa nele quando fazem alguma coisa horrível. É necessário reconhecer que todos nós temos uma parte sinistra, sádica.

Painel - Como o senhor vê o crescimento das igrejas evangélicas?
Rubem Alves - Há uma epidemia destas religiões chamadas evangélicas, que nada têm a ver com o Protestantismo, pois elas prometem milagres. As pessoas trocam de Deus de acordo com o milagre que lhes é prometido. Antes queriam ser salvas, agora querem sucesso. Têm religiões que prometem dinheiro: se você pagar o dízimo vai ficar rico. É por isso que estas igrejas crescem tanto.

Painel - Então, qual é a sua 'receita' de vida?
Rubem Alves - A minha receita é a seguinte: a vida é maravilhosa e tenho que viver intensamente cada dia por que ninguém sabe nada sobre o amanhã. Isso é o que diz o "Carpe diem" da minha porta.
"Examinai tudo. Retende o que é bom.”
- I Tessalonicenses, 5:21 -

O Senhor e Rei eterno
 

Browse

Total de visualizações de página