Fé é uma postura que é assumida diante de Javé, vai além de um credo!

sábado, 12 de dezembro de 2009
Fé é uma palavra que está cheia distúrbios, no que se refere ao seu significado. Esta tem sido alvo de respostas desorganizadas quanto a uma atitude descontrolada ou precipitada (um exemplo disto: certo individuo demasiadamente religioso toma uma atitude precipitada quanto-a determinada situação na qual existe a necessidade de parar e pensar antes de tomar qualquer atitude, e quando questionado este responde; tenho fé).

A fé numa perspectiva bíblica tem como sentido etimológico a idéia de crer, confiar e dentre outros paradigmas sinônimos. Contudo, observando os contextos (Salmo 4:5, Génesis 15:6, Marcos 1:15, dentre outras perícopes que relata sobre fé) no qual se utiliza o termo fé, é visto que ela não pressupõe apenas de uma simples confiança ou crença, mas de uma confiança que leva atitudes que evidencie o seu credo, ou seja, faz com que determinado credo faça parte de sua existência. Fé é uma atitude que tomamos diante de Javé.

Para muitos, fé é somente acreditar na existência de Deus. Porém, a existência de Deus prescinde da fé. A própria razão explana isto: Pela análise das coisas criadas chegamos ao Criador; da ordem natural ao Ordenador; dos seres contingentes ao Ser Necessário; dos móveis ao Motor Imóvel. A inteligência nos diz que Deus existe, antes mesmo da fé. Logo, fé não pode ser simplesmente acreditar na existência de Deus, por vã repetição de termos. Mais que um crer na existência de Deus (pois a razão, antes da fé, nos diz que Ele existe), ou confiar n’Ele, a fé religiosa é a adesão do intelecto a um testemunho de fundo religioso. Como foi dito a principio, a fé é tributaria de uma atitude que é resultado da confiança de algo.

A fé em romanos 10:17 nasce pelo ouvir, ou seja, na disposição do ouvir e aderir aos ensinamentos eqüitativos e fulcral para a vida, é coeso o sentimento de confiança e credo resultando numa atitude paralela com o que foi ouvido.


Rafael de Queiroz Torres
"Examinai tudo. Retende o que é bom.”
- I Tessalonicenses, 5:21 -

O Senhor e Rei eterno
 

Browse

Total de visualizações de página